Água Mineral: moradores suspeitam dos garrafões vendidos em Catu
Por: Magnum Seixas
| Vasos sujos e amassados levam consumidores a suspeitarem da qualidade da água. |
O consumo de água mineral engarrafada tem se expandido significativamente nos últimos anos. A água engarrafada passou a significar um produto de melhor qualidade e em função disso seu consumo cresceu e hoje está presente em maior parte dos lares, que abandonou os antigos aparelhos de filtragem. O preço do produto também subiu de forma expressiva, em Catu, em média, uma garrafa de água com 20 litros entregue na residência custa R$ 6,00.
A água é vida, mas também um dos principais vetores de patologias, sempre alertam os especialistas. Sua contaminação pode trazer diversos danos à saúde humana.
Nos últimos dias alguns catuenses entraram em contato com o Expresso suspeitando da qualidade da água engarrafada vendida no município e buscando informação de qual órgão está realizando fiscalização e controle da qualidade desta água.
Um dos contatos indagou, “Compro quase sempre 2 garrafas de água por semana para minha casa. Muitas das vezes os garrafões chegam muito sujos e com o lacre bem suspeito. Já ouvi informações que algumas dessas águas são fornecidas por fontes aqui da região mesmo sem licença. Quero saber quem faz a fiscalização em Catu?”
Atualmente são inúmeros os pontos de vendas de água mineral engarrafada em Catu e as perguntas que precisam ser respondida são: A vigilância Sanitária do município tem fiscalizado os estabelecimentos fornecedores? Como poderemos ter pleno conhecimento de que a água engarrafada tem origem da fonte citada nos adesivos de informação? Se faz estudos periódicos da qualidade da água recolhida dos fornecedores locais?
Veja algumas medidas apontadas pelos órgãos de inspeção que devem ser seguidas pelos fornecedores:
1) é importante a utilização de capas protetoras nos garrafões de 20 litros, de preferência escuras, para evitar a incidência de luminosidade sobre a água mineral;
2) a água mineral (em garrafões ou garrafas) não deverá ser exposta ao sol, à claridade ou ao calor excessivos. A temperatura ideal de armazenamento é abaixo dos 25º C;
3) a água mineral (em garrafões ou garrafas) não deverá ser armazenada próxima a produtos químicos, em local úmido ou com poeira;
4) as embalagens que contêm água mineral (garrafões ou garrafas) devem ser colocadas sobre paletes ou estrados limpos, secos e em bom estado de conservação e nunca em contato direto com pisos. Devem também ser mantidas, no mínimo, 45 centímetros de distância das paredes, para evitar umidade, facilitar a limpeza do local e permitir movimentações;
5) é proibido fumar na área de armazenamento de água mineral;
6) os garrafões não devem ser utilizados para outros fins, pois se tratam de embalagens retornáveis. Assim, é imprescindível evitar que corpos estranhos (papéis, canudos plásticos etc.) caiam dentro dos garrafões. Se possível, após o consumo da água mineral, tampe-os.



