Curtir esta matéria

Péssimas Condições: Ônibus com universitários catuenses sofre acidente indo para Alagoinhas

Por: Magnum Seixas
Pneu estourou na BR-110. Estado precário do ônibus contribui
para os incidentes, alegam os estudantes.
Estudantes temerosos. O medo tomou conta de cerca de 50 estudantes universitários catuenses que eram deslocados para as instituições de ensino no município de Alagoinhas, quando o pneu do ônibus que realiza o transporte estourou na noite desta segunda (11). Era por volta das 18:30hs, próximo ao distrito de Narandiba, quando os estudantes escutaram um forte estrondo. Na parte traseira do ônibus, parte do piso cedeu, puxando os pés de alguns alunos que conseguiram retirar a tempo de serem sugados para a parte inferior do veículo. Ninguém ficou ferido, mas o susto foi grande.


Estudantes ficaram na pista a espera do conserto do veículo.
Indignados, estudantes entraram em contato com o Expresso na madrugada desta terça (12). Relataram a situação e nos encaminharam fotos do estado do veículo, que comprovam a precariedade do meio utilizado para transportar os jovens estudantes. Não teria sido a primeira vez que o incidente teria ocorrido envolvendo o mesmo veículo neste percurso. De acordo com uma estudante que preferiu preservar sua identidade, Dias atrás o ônibus já tinha furado o pneu, deixando os alunos até tarde da noite na cidade de Alagoinhas, vulneráveis a assalto ou qualquer tipo de fatalidade. Semana passada e hoje foi o pneu que estourou, estão esperando acontecer o pior?”. Para a estudante o transporte em péssimas condições e sem a realização de manutenção tem colocado a vida dos alunos em risco.

O transporte dos estudantes para Alagoinhas é feito por um veículo autônomo contratado em parceria com a Prefeitura Municipal de Catu, onde os estudantes arcam com metade das despesas, no valor de R$ 60 mensal, e a prefeitura com a outra metade.

Reclamação em outros veículos
Os estudantes que são deslocados para unidades de ensino em Salvador também se manifestaram a respeito da condição do veículo que realiza o transporte. Os estudantes universitários criaram um grupo na rede social Facebook para tratar das questões do transporte universitário. Um dos estudantes publicou no dia 21 de fevereiro, “O Microônibus, roteiro Nazaré só aguentou 2 dias, acabou de quebrar, logo após o entroncamento de São Sebastião[do Passé]. Além disso durante o retorno para Catu, em quanto chovia, rezávamos para o pior não acontecer, uma vez que o limpador do para-brisa simplesmente estava quebrado”. No dia seguinte o mesmo estudante publicou mais uma reclamação, A situação no roteiro Nazaré está tensa. Ainda na BR 324 foi notado um forte cheiro de diesel. Quando o motorista parou para verificar, vimos um vazamento imenso, o fluxo de combustível era constante, além de concluirmos o percurso tendo que inalar o forte cheiro de diesel, ficou visível que era alto o risco de incêndio. Pagar para se aventurar está se tornando uma constante”.

As reclamações dos estudantes são antigas e se estendem desde quando o transporte começou a ser ofertado em outras gestões. Os estudantes também cobram a gratuidade do transporte.

Projeto para criar o transporte universitário gratuito está na Câmara
Desde o dia 26 de fevereiro que tramita na Câmara de Vereadores um projeto de lei encaminhado pela Prefeitura para instituir o transporte universitário como programa do município. A expectativa é que o projeto seja votado em torno de 60 dias a contar da sua leitura na Câmara, no dia 26. Se aprovado o programa irá beneficiar estudantes com renda per capita familiar de até 1 salário mínimo. A prefeitura poderá adquirir novos veículos para realizar o transporte ou terceirizar o serviço. Veja mais sobre o projeto que tramita na Câmara de Vereadores.