Estudantes Universitários ficam por quase 1 hora as margens da BR 324 a espera do conserto de ônibus
Por: Luana Alves
 |
Estudantes esperaram por quase 1 hora a chegada do ônibus
no entrocamento da Br 324. |
Nessa terça (12) novamente estudantes universitários entraram em contato com o Expresso para relatar mais um caso envolvendo o transporte dos estudantes, classificando a situação como mais um lamentável episódio. Por problemas mecânicos um ônibus que transporta estudantes para Salvador, o trecho Paralela, deixou de comparecer nos pontos em que recolhe os estudantes. Em função da falta do transporte, os estudantes que iriam no veículo que não compareceu tiveram que ser deslocados em outro ônibus de estudantes, que faz um roteiro diferente para Salvador, com destino ao Centro da cidade (Nazaré).
 |
| Entre Catu e São Sebastião houve superlotação em um dos ônibus |
De acordo com os estudantes, houve superlotação, fazendo com que inúmeros estudantes viajassem em pé (foto ao lado). Os estudantes afirmam que ainda no posto BR em Catu, foi negociado que o ônibus seguiria até o município de São Sebastião do Passé, no entrocamento com a Br 324, local onde o outro ônibus que se encontrava no conserto iria encontra-los. O clima ficou tenso entre os estudantes diante da incerteza de comparecimento do veículo. Sem garantias de que o ônibus que faz o roteiro Paralela iria aparecer e o receio de viajar no ônibus superlotado (roteiro Nazaré), os estudantes se defrontaram com um verdadeiro dilema, isso porque muitos deles já possuíam compromissos importantes nas faculdades, como provas.
 |
Com atraso do ônibus e engarrafamento em Salvador, estudantes
chegaram atrasados nas aulas. |
Por fim, os estudantes decidiram esperar o ônibus que estava em conserto no município de São Sebastião, no entrocamento da BR 324, apesar do pedido do motorista do ônibus em conserto para os encontrar em Camaçari. A espera foi longa. Segundo os estudantes, o ônibus chegou ao local por volta das 17:45hs, cerca de uma horas depois do horário de recolhimento dos estudantes no Posto BR em Catu. O atraso do ônibus alinhado ao engarrafamento encontrado em Salvador fez com que os estudantes chegassem bastante atrasados em suas aulas.
Ainda de acordo com os estudantes no dia anterior o ônibus que faz o trecho Nazaré também apresentou problemas. "O ônibus [Nazaré] que levou os estudantes até São Sebastião, um dia antes, também apresentou problemas mecânicos, um pneu estava preso, fazendo atrito com o asfalto, onde houve um mal cheio e fumaça no local, foi necessário parar o ônibus e esperar a fumaça sair do veículo, o motorista “deu um jeito”, e o ônibus seguiu para Salvador devagar e ainda voltou nessa situação", disseram os estudantes.
Uma estudante que preferiu preservar sua identidade, revoltada, afirmou: "Estamos sendo submetidos a risco todos os dias, pois todos os dias é um problema diferente, a secretária responsável deve esta gozando de nossa cara, pois ouvir falar por ai que estão dizendo que os ônibus que estão rodando estão em perfeito estado, com ar condicionado, televisão e tudo". A referência feita pela estudante, trata-se na verdade, de uma entrevista concedida pelo diretor de transporte da educação, conhecido como Linho, em um programa de rádio local, onde afirmou que o transporte está em perfeitas condições de atender o público, inclusive alguns ônibus com padrão executivo, contando com os itens mencionados pela estudante. O diretor de transporte concedeu entrevista para falar sobre o caso do acidente envolvendo outro ônibus que fazia o transporte de estudantes para o município de Alagoinhas (VEJA MATÉRIA).