Curtir esta matéria

Mais uma Doutora (de fato) catuense


Lillian Brandão, catuense orgulho
Nesta quinta-feira (20), a catuense Lillian Vasconcellos Brandão defendeu Tese de Doutorado no Auditório José Lourenço Costa da Universidade Federal da Bahia (UFBa).

Lilian Brandão iniciou seus estudos na Escolinha de Lia (na rua e bairro onde mora), no Pioneiro; fez o ensino fundamental na Escola Denise Carvalho e concluiu o nível médio no Colégio Santana. Graduou-se na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), em 2005, como Engenheira de Alimentos. Logo depois iniciou o curso de Mestrado em Engenharia Química, na UFBA e na UFSCAR – Universidade Federal de São Carlos, em São Paulo.

Quase paralelamente ingressou na Faculdade Área 1 no curso de Especialização em Petróleo e Gás, concluindo-os em 2008. Por se destacar no curso de Especialização, foi convidada a trabalhar na Empresa Carboflex (que atua no ramo de fluidos de petróleo) como Engenheira de Laboratório, hoje sendo Coordenadora na mesma empresa, residindo em Macaé – RJ.

Lillian ganhou por dois anos consecutivos o Prêmio de Inventor pela UFBa. Lecionou no IF Baiano de Catu na área de química.

Se desdobrando, continuou seus estudos com o curso de Doutorado como Engenheira Química na UFBa e, aos 30 anos, defende o Projeto/Tese: “Goma xantana obtida por fermentação da glicerina bruta residual do biodiesel: produção, caracterização e aplicação para fluidos de perfuração de poços de petróleo”.

Hoje, a Doutora Lillian Vasconcellos Brandão não é só motivo de orgulho para os seus pais, Raimundo Brandão e Lindacy Brandão, mas também um exemplo de persistência e de dedicação para os catuenses, os quais tem cada dia mais se destacado no campo do conhecimento.

Att.