Após incidentes no transporte universitário estudantes são recebidos pelo prefeito
Por: Magnum Seixas
![]() |
| Prefeito Gera com os estudantes universitários em seu gabinete |
Coube a autoridade máxima do município, o prefeito Gera Requião, tranquilizar os estudantes universitários e informar das medidas que estarão sendo adotadas para garantir a segurança do transporte. Nesta quinta (14), pela manhã, Gera recebeu um grupo de estudantes universitários em seu gabinete para tratar dos últimos acontecimentos envolvendo o transporte universitário, informar sobre as medidas providenciadas para evitar que os últimos incidentes voltem a se repetir, além de falar sobre o projeto de lei que está na Câmara de Vereadores para criar o programa de transporte gratuito voltado paras os estudantes universitários catuenses.
![]() |
| Estudantes mais confiantes quanto as melhorias no transporte. |
Em conversa com o Expresso, uma das estudantes se mostrou mais esperançosa após a conversa com o prefeito. Segundo a estudante, “Acho que ele vai tomar providências, ele mostrou interesse e foi super atencioso. Falou sobre a segurança do transporte e ser gratuito. Na terça iremos para a sessão da Câmara acompanhar”.
Nos últimos dias uma série de incidentes envolvendo o transporte havia deixado os universitários apreensivos. O mais grave ocorreu na última segunda (11) com o veículo que transportava os estudantes para Alagoinhas, quando dois pneus estouraram em plena Br-110, criando o pânico entre os estudantes (Veja Matéria). No dia seguinte foi a vez do veículo que transporta os estudantes para Salvador os deixarem por mais de 1 hora as margens da Br 324 (Veja Matéria). Na tarde de ontem um transporte voltou a atrasar, mas em função das medidas adotadas pela prefeitura, que não deixou que o ônibus saísse nas condições em que se apresentava.
A revolta dos estudantes foi ampliada com as declarações proferidas pelo responsável do setor de transporte da secretária de educação, Linho, que afirmou em programa local de rádio que o ônibus que sofreu acidente no dia 11, em Alagoinhas, estava em boas condições, que o ocorrido foi apenas uma fatalidade e que os veículos contam com uma ótima estrutura incluindo equipamentos de ônibus padrão executivo.
Vistoria e identificação dos veículos
Todos os ônibus voltarão a ser vistoriados de forma mais rígida e irão receber um selo identificando a placa do veículo aos passageiros, que poderão verificar que o veículo passou por vistoria. Isso porque existe a suspeita que após as vistorias os ônibus estavam sendo trocados, assim como equipamentos que estavam presentes durante a vistoria e que não estavam mais disponíveis após a fiscalização. Com a medida os próprios estudantes poderão fiscalizar e denunciar caso a prática venha a ocorrer.
Transporte gratuito
Os estudantes avaliam a possibilidade de se manifestarem de forma pacifica com cartazes na próxima sessão da Câmara. Os estudantes querem acompanhar mais de perto o andamento do projeto de lei que foi encaminhado pela prefeitura. O projeto se aprovado, garantirá o transporte gratuito, além de possibilitar a prefeitura criar no orçamento despesas para aquisição ou terceirização de veículos, que pode garantir uma maior qualidade e responsabilidade sobre os veículos disponíveis para os estudantes. Depende da agilidade da Câmara e os estudantes prometem marcar presença.





