Curtir esta matéria

Linha Catu-Feira de Santana prestes a ser reativada

Mais um transtorno diário sofrido por diversos catuenses que precisam se deslocar a cidade de Feira de Santana caminha para ser resolvido. Isto porque o Vereador Adilson Mota iniciou uma ação para tentar resgatar e por na ativa a linha rodoviária intermunicipal que liga o município de Catu a Feira de Santana e vice-versa. O processo começou com uma solicitação pelo vereador de reativação da linha junto a AGERBA(Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos de Energia, Transporte e Comunicação), que o encaminhou a forma a qual o processo deve ser conduzido. O primeiro passo a ser adotado, segundo a Agência, é a realização de um abaixo assinado onde demonstre o interesse de uma coletividade pelo objetivo proposto. Este primeiro passo já foi dado, hoje na cidade circula um abaixo assinado para a assinatura escrita, além de contar com um abaixo assinado eletrônico (clique aqui, veja e se interessar assine o abaixo assinado).
 A ação tem repercutido e mobilizado centenas de pessoas, ao mesmo passo que já chamou atenção da Empresa Cidade de Alagoinhas( que já atua no transporte municipal na cidade de Alagoinhas e intermunicipal com as linhas Alagoinhas-Catu-Pojuca e Alagoinhas-Catu-Madre de Deus) para a possibilidade comercializar a linha.  O interesse pela empresa Cidade de Alagoinhas foi despertado após a solicitação do Vereador Adilson Mota, realizada junto a AGERBA, propondo a empresa que realizasse o intinerário, conforme descrito abaixo: “Solicito que a empresa Viação Cidade de Alagoinhas avalie a possibilidade de implantar as linhas Catu-Feira de Santana e Feira de Santana-Catu, via Alagoinhas e ou via São Sebastião do Passé. Atualmente as pessoas têm que se deslocar de Catu para Alagoinhas e de lá para Feira de Santana e vice-versa. Dessa forma, são duplamente penalizadas porque perdem mais tempo e gastam mais dinheiro. Vale lembrar, que as linhas Catu-Feira e Feira-Catu já existiram e eram atendidas pela antiga empresa Catuense e, ao que nos consta, eram economicamente viáveis. A implantação poderia ser feita em caráter experimental para avaliação da demanda de passageiros e viabilidade financeira.”
Prontamente a solicitação foi respondida pela empresa Cidade de Alagoinhas que se comprometeu a avaliar em carater experimental a viabilidade econômica do trajeto comercial, da seguinte maneira: “Em resposta à solicitação do usuário em questão esta empresa agradece a preferência e responde o seguinte: O órgão que possui a prerrogativa de implantar ou não linha intermunicipal no estado da Bahia é a AGERBA. Essa linha (Catu x Feira de Santana, vice versa) realmente já foi atendida pela Catuense, mas restou sem atendimento por qualquer outra empresa. Portanto, a Viação Cidade de Alagoinhas Ltda. analisará os meios para solicitar, em carater experimental/provisório os serviços neste trecho”
A Catuense foi à última empresa a realizar o transporte Catu-Feira e Feira-Catu. Desde então a linha estava desativada e as demais empresas que passaram a atuar no transporte intermunicipal da região não tiveram interesse em reativar a linha. Atualmente, os catuenses tem que se deslocar até a cidade de Alagoinhas e a partir de lá ter acesso a cidade de Feira de Santana, o que de fato implica em perdas monetárias e relacionadas ao tempo necessário de trajeto.  E realmente é fato, tem causado transtornos a inúmeras pessoas, uma vez que a cidade de Feira de Santana é um dos principais centros de serviços do estado. A cidade é responsável por abrigar um amplo centro de serviços ligados a saúde, possuir universidades hoje abrigando inúmeros estudantes catuenses e dos municípios circuvizinhos, assim como um importante nicho de mercado de trabalho e de negócios. É também sede de diversas instituições públicas e privadas,o que exige o deslocamento de pessoas sejam representantes físicas ou jurídicas. Não se pode também subestimar a necessidade de moradores da cidade de Feira de Santana se deslocarem ao município de Catu, não somente por visita a parentes, mas também em função de negócios e mercado de trabalho, uma vez que não se pode deixar de ressaltar que o município de Catu constitui-se um dos principais centros de serviços da indústria do petróleo.
A iniciativa do vereador Adilson Mota, assim como a sensibilização popular poderá em breve apresentar um importante ganho a comunidade catuense. Mais que isso, esta ação aponta que quando a população se articula, tendo a orientação de um bom líder os resultados podem surgir. No abaixo assinado eletrônico conta comentários dos assinantes e claramente se percebe que a necessidade era evidente e não representava apenas casos isolados. Como relata a moradora Celeste Conceição: Muito bom, preciso ir frequentemente a Feira de Santana e tenho passado por grandes transtorno esse deslocamento para a cidade de Alagoinhas é muito caro e desgastante.Tomara que seja tomada devidas providencias é preciso tomarmos uma atitude quanto a este grande problema muito bom a idéia do autor do baixo assinado”. No mesmo sentido comentou a moradora da cidade de Feira de Santana, Clarilucia Carvalho: “Sofro na pele esse problema pois minha familia mora em Catu,e todas as vezes que tenho que visita-los é esse transtorno.Até que fim alguem se posicionou quanto a este grave problema.”
Por: Magnum Seixas

Imprimir