Catu: Festas de final de ano alavancam a geração de emprego
No último dia 17 (quinta), o Ministério do Trabalho e Emprego divulgou os resultados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do mês de outubro. Entre janeiro e outubro foram criados mais de 2,2 milhões de empregos no Brasil, mantendo a trajetória de crescimento.
O município de Catu que vinha amargando consecutivos resultados negativos mensalmente, sobretudo nos setores do comércio e serviços, voltou a criar novos postos de trabalho em função das festas de fim de ano, fundamentalmente empregos temporários. E foi justamente destes dois setores que vieram as principais contribuições para o saldo positivo no mercado de trabalho catuense, que juntos criaram 60 novos postos de trabalho no mês de outubro. Ainda assim, gerado 14 novos empregos, o resultado de emprego no comércio em outubro deste ano esta bem abaixo do ano passado, quando havia sido positivo em 52 empregos. O saldo de empregos do município em outubro foi de 42 novos postos de trabalho. A construção civil fechou 24 postos de trabalho, tendo o pior desempenho entre os setores.
Apesar do bom desempenho no mês de outubro, o comércio e os serviços amargam a extinção de 97 vagas de trabalho em 2011. Somente no comércio o saldo é negativo em 86 vagas. A agropecuária é o segundo setor com pior desempenho, com saldo negativo de 42 empregos. No sentido inverso, apesar do desempenho ruim em outubro, a construção civil tem sido o setor mais dinâmico do município em 2011, com 194 novos postos de trabalho. No ano o município de Catu criou 55 novos empregos.
Veja abaixo os resultados entre as principais ocupações no município de Catu, entre janeiro e outubro de 2011(Clique na imagem para melhor visualizar):
Por: Magnum Seixas





