Agricultura familiar e assentamentos de reforma agrária terão visibilidade no Plano de Desenvolvimento Rural de Catu
Por: Magnum Seixas
![]() |
| Seminário foi iniciado nesta segunda. |
Foi iniciada nesta segunda (25) a elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável. O plano está sendo elaborado a partir do seminário realizado no Instituto Federal Baiano-campus Catu, que ocorre desde ontem e se encerra nesta terça.
Contado com a participação de autoridades locais e regionais, além de centenas de pessoas da comunidade, o seminário discute o desenvolvimento rural sustentável do município de Catu, bem como a produção agropecuária familiar e comunitária, reunindo contribuições para a elaboração do plano. Estiveram acompanhando a abertura dos trabalhos nesta segunda o Secretário de Agricultura do Estado (SEAGRI), Eduardo Salles, o coordenador de Desenvolvimento Agrário (CDA) da SEAGRI, Luis Anselmo Souza, o coordenador de Reforma Agrária do CDA, Nilo Ramos, o presidente da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrário (EBDA), Elionaldo Teles e o diretor de Agregação de Valor da Superintendência de Agricultura Familiar da SEAGRI, Jeandro Ribeiro.
A abertura do seminário foi feita pelo prefeito do município Gera Requião, acompanhado de autoridades locais, como secretários municipais, vereadores e representantes de instituições participantes.
![]() |
| Eduardo Salles, Secretário Estadual de Agricultura esteve presente na abertura dos trabalhos. |
De acordo com publicação da SEAGRI, para o secretário municipal de Agricultura, Eraldo Santana, “um dos objetivos do plano é promover a transferência de tecnologias, por meio das políticas públicas disponíveis nos governos do Estado e federal, atendendo a agricultores familiares nas diversas comunidades rurais e nos projetos de assentamento de reforma agrária implantados no município”. Informou ainda que o secretário estadual, Eduardo Sales, destacou a importância da agricultura familiar e o planejamento com participação da população, reforçando a necessidade da organização de associações e cooperativas para o acesso a políticas públicas.
O município de Catu torna-se um dos primeiros municípios baiano a elaborar o Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, visando o desenvolvimento e fortalecimento da agropecuária da região.
Com informações da SEAGRI





