Curtir esta matéria

Do “Piscinão da Paraíba” a “Mula Luana”: Bizarrices são propostas por vereadores da região e viram motivo de chacota pública

Por: Magnum Seixas
Duas propostas inusitadas viraram motivo de chacota nos municípios de Catu e Alagoinhas, distantes em 30 Km. Em Catu, o vereador Pequeno Sales iniciou uma campanha para implantar uma espécie de "Piscinão de Ramos" no povoado do município conhecido como Paraíba. Em Alagoinhas, conforme noticiou o site Alagoinhas Hoje, foi o vereador conhecido com Jorge da Farinha que propôs uma homenagem a uma mula, a Luana. Apesar do vereador negar que tenha sugerido moção de aplauso a Mula, o caso ganhou repercussão e virou prato cheio para a chacota dos opositores políticos do vereador.

O “Piscinão da Paraíba”
Charge trata a situação com muito humor
Muitas pessoas encararam a proposta como brincadeira, mas foi levantada com seriedade pelo vereador Pequeno Sales, conforme pode se observar em pronunciamento do mesmo na tribuna da Câmara, “O que é que a gente pensa ali? A gente sonha até de ser como no Rio de Janeiro, o Piscinão de Ramos”(Veja Matéria completa).

As críticas dos internautas na rede social Facebook não demoraram a aparecer. Veja alguns comentários sobre o caso:

“O piscinão PEQUENO, Catu já tem é lá no Santa Rita, no centro de abastecimento quando chove forte!!! RESOLVE ISSO AI CAMBADA DE " NÃO FAZ NADA" !”

“Realmente isso é o retrato de como nossos politicos tem a cabeça vazia!”

“Falta de entendimento ou de projetos que realmente venha beneficia o povo Catuense?”

“É muito cômico isso. É para o povo de Catu aprender a votar, pois toda eleição é assim, colocam vereadores que tem minhoca na cabeça que só fazem encher o bolso de dinheiro e não fazem nada!”

“São esses tipos de políticos que temos de extinguir da nossa sociedade! A localidade conhecida como Paraíba sofre há muito tempo (são anos ou décadas) com a falta de saneamento básico, transporte público, segurança, saúde, paro por aqui, pois fico indignado com esses pensamentos, que fazem o povo parecerem palhaços.”

A bica da Paraíba fica num povoado distante em cerca de 10 km da sede do município, abrigando uma comunidade carente de serviços públicos que utiliza a bica como fonte de água em função da irregularidade do abastecimento na localidade. Recentemente, a situação do povoado foi alvo de denúncia no Expresso (Situação desumana: centenas de famílias da localidade da Paraíba estão há quase duas semanas sem abastecimento de água. Vejam imagens chocantes)

Homenagem a mula Luana
Montagem sobre o caso publicada no site
Bocão News
No último dia 19, o site Alagoinhas Hoje, publicou a informação sobre a proposta de uma moção de aplausos a mula Luana. A notícia rapidamente se espalhou como símbolo de bizarrice. Veja como o site descreveu a situação:

O vereador Jorge da Farinha, ex-presidente da Câmara de Vereadores, propôs moção de aplausos à mula Luana, símbolo da cavalgada que ele realiza há alguns anos. A atitude do vereador vai entrar no anedotário político de Alagoinhas e da Bahia pela “relevância estratégica” para a sociedade alagoinhense e baiana [...] Os equídeos devem estar em festa nos pastos do município. Daqui um pouco a mula ganhará o título de cidadã alagoinhense. Melhor fazer um minuto de silêncio em homenagem à Câmara de Vereadores”.
E a bizarrice continua rendendo. Ainda de acordo com publicação do site Alagoinhas Hoje na manhã desta terça (26), a mula Luana foi presenteada com um bolo de aniversário:
“Parece incrível, mas é verdade. Para comemorar o aniversário da mula Luana foi encomendado um bolo à uma famosa doceira da cidade. A mula merece bolo de aniversário ou as pessoas perderam o senso crítico? Ou o senso do ridículo? Quantas crianças em estado de abandono familiar existem em Alagoinhas e que no dia de seus aniversários não têm sequer uma fatia de bolo? Este caso da mula Luana é uma completa inversão de valores sociais e políticos, deixando Alagoinhas em uma situação vexatória tal o inusitado da coisa. Aqui nem se toca nas moções, que também colocam a Câmara de Vereadores em posição ridícula visto que a Casa deve tratar de questões relevantes e que assegurem o desenvolvimento do município. Por mais que tenhamos compromissos com os animais, o caso da mula Luana já passou de todos os limites aceitáveis”.