Estudantes catuenses cobram residência universitária em Salvador
Por: Magnum Seixas
Um movimento levantado por jovens universitários catuenses que precisam estudar em Salvador cobra da administração municipal a implantação de uma residência universitária ou as chamadas "casa do estudante". De acordo com o grupo de estudantes esta cobrança trata-se de uma política de assistência estudantil que já é praticada há muito tempo por outros municípios, inclusive menores que Catu.
![]() |
| Residência Universitária da UFBa no Campo Grande, abriga apenas 97 estudantes. Outras Unidades estão lotadas também. |
De acordo com o estudante Talisson Oliveira, membro do movimento, “A cada dia mais estudantes de Catu vem para Salvador estudar nas diversas instituições de ensino superior ou técnica e muitos desses estudantes passam por sérios problemas por falta de condições financeiras de se manter em Salvador.Várias cidades como Guanambi, Brotas de Macaúbas, Paulo Afonso, Xique Xique entre outras já possuem residências aqui em Salvador mantidas pelas suas respectivas prefeituras.”
Os estudantes reivindicam a implantação da residência justamente para beneficiar aqueles que mais precisam e que se encontram em situação de vulnerabilidade. As universidades públicas, como a Universidade Federal da Bahia, já possuem algumas residências universitárias para atender estudantes vindo do interior e de outros estados, contudo a capacidade instalada esta distante de atender a demanda cada vez mais crescente de estudantes, sobretudo do interior. Em função justamente desta dificuldade que alguns municípios tem adotado a implantação de residências universitárias, até porque beneficia, inclusive alunos que estudam em outras instituições de ensino superior que se quer conta com residências universitárias.
As Políticas de Assistência Estudantil foi inclusive alvo de debates e formulação de propostas durante a II Conferência da Juventude realizada no município de Catu em 2011, onde se reuniram centenas de jovens na Câmara de Vereadores. As propostas foram encaminhadas ao executivo municipal e continuam sendo válidas.
O movimento espera contar com a participação da população para que esta demanda seja atendida, “Agora é a vez de Catu ter essa necessidade atendida. Contamos com a força e apoio de vocês catuenses para que nossa juventude tenha um futuro melhor. Enviarei mais informações posteriormente e espero contar com o apoio de todos vocês”.




