Três projetos do IF Baiano – Catu são finalistas na Feira Brasileira de Ciências e Engenharias
Mais uma vez projetos desenvolvidos no IF Baiano – Catu são finalistas da Feira Brasileira de Ciências e Engenharias (FEBRACE). O evento ocorrerá entre os dias 12 e 14 de março de 2013 na Universidade de São Paulo (USP).
![]() |
| USP receberá projetos de iniciação científica de todo o país. |
Dos quatro projetos finalistas desenvolvidos pelos Institutos Federais Baianos, três tem origem no campus Catu. Entre estes estão o projeto Desmistificando o “mal da vaca louca”, que foi elaborado pelas estudantes Luana Santos e Mariana Reis, sendo orientadas pela professora Uilma Carla Brito. Os outros dois projetos desenvolvidos em Catu teve a orientação do historiador Marcelo Oliveira que tratou dos temas: Nos tempos do cativeiro: Memórias de afrodescendentes catuenses à época da escravidão no Brasil, desenvolvido com os estudantes Matheus Carvalho e Neiliane Castro; e o projeto Um caso de Vida e morte: práticas e representações do “bem-morrer” no interior da Bahia (1870 – 1890), desenvolvido pelas estudantes Nathália de Oliveira Silva, Antônia Adriane dos Santos e Ana Quézia Ribeiro de Oliveira.
A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, que todo ano realiza na Universidade de São Paulo uma grande mostra de projetos. O evento é promovido e organizado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis.
A Febrace assume um importante papel social incentivando a criatividade e a reflexão em estudantes da educação básica, através do desenvolvimento de projetos com fundamento científico, nas diferentes áreas das ciências e engenharia. Trata-se do maior evento de Iniciação Científica Júnior do Brasil na atualidade.
Por: Magnum Seixas




