Curtir esta matéria

Empresa canadense de sonda de petróleo se instalará em Alagoinhas. Expectativa de 200 empregos diretos

Sondas da empresa chegam a Alagoinhas. Foto: Radiovaldo Costa
Segundo informações divulgadas na tarde da última sexta(03) pelo vereador da cidade de Alagoinhas, Radiovaldo Costa (PT), por meio da rede social Facebook, está confirmada a instalação da empresa Canadense Calmena no município de Alagoinhas. Além do Brasil, a empresa já atua nas principais áreas petrolíferas mundiais, como Estados Unidos, México, Oriente Médio e Norte da África. Em Alagoinhas, será a sede nacional da empresa. No Brasil irá operar no total 5 sondas de perfuração terrestre. Destas 2 sondas estarão na Bahia, mais 2 em Sergipe e 1 no Amazonas.

A previsão inicial era que a planta fosse instalada na cidade de Lauro de Freitas, contudo Alagoinhas saiu na frente e se consolidou como a melhor alternativa. O assunto vinha sendo tratado com reserva. Na sexta-feira chegaram as duas primeiras sondas de perfuração de petróleo. A empresa deve gerar aproximadamente 200 oportunidades de emprego. De imediato a demanda é maior para as funções de plataformista, torrista, sondador e encarregado de sonda de perfuração, além de mecânicos de sonda. Ainda segundo informações do vereador, toda a gerencia da empresa deve fixar residência em Alagoinhas. Nas rodadas de negociações ficou definido que a prioridade de contratação será de pessoas da cidade, quando o contratado for de outra localidade deverá estabelecer residência em Alagoinhas.

Vereador Radiovaldo Costa
Entusiasmado com a chegada da empresa na cidade de Alagoinhas, o vereador Radiovaldo Costa, que participou ativamente das reuniões e discussões sobre o plano de investimento da empresa, afirmou em sua postagem no Facebook, “Aconselhado por um amigo, já que esse assunto vinha sendo tratado com reserva, estou divulgando essa boa notícia para todos aqui no face, até para evitar que o pessoal do Novo Tempo, se aproprie da chegada dessa empresa, até porque esta conquista é de toda a cidade e não de um governo ou partido”.
Com este investimento o município de Alagoinhas pretende adentrar de maneira atrativa ao segmento de sondas petrolíferas. No estado da Bahia o município que abriga as principais empresas de sonda de perfuração é Catu, comportando as lideres nacionais no segmento terrestre San Antonio e Perbras. Há muito tempo o município de Catu tem perdido as vantagens para atração de empresas do segmento, apesar de ser o principal pólo de serviços da indústria de produção de petróleo e gás na Bahia.

Veja abaixo mapa com as localidades de atuação da Calmena no mundo (clique no mapa para visualização completa):

Por: Magnum Seixas