Curtir esta matéria

Futebol brasileiro curado de um Câncer - Ricardo Teixeira. Veja como estão os clubes baianos para a Copa do Brasil

A renúncia de Ricardo Teixeira da CBF e Comitê da Copa foi uma surpresa para muitos, porém sua saída era algo esperado, já que ele vem sendo alvo de inúmeras investigações e é acusado de várias falcatruas dentro da FIFA e da CBF. Porém ele na sua carta de renúncia afirmou o que seu desligamento foi devido a problemas de saúde. 
Fim da era Ricardo Teixeira
Foram 23 anos a frente da presidência da CBF. Teixeira foi o presidente que mais tempo ficou neste cargo, durante sua gestão foi um mandatário que sempre defendeu os interesses dos clubes do sudeste do Brasil como Flamengo, Corinthians, Vasco e outros. Em contra-partida os clubes do nordeste e norte do país sempre foram deixados em terceiro plano. Bahia, Sport, Vitória,  Santa Cruz, Fortaleza, Ceará, Náutico e outros, jogam as competições enfrentando muitas dificuldades financeiras devido as cotas televisivas desses clubes serem muito baixas comparadas as equipes do eixo sul e a falta de grandes marcas patrocinando esses clubes. Nesses 23 anos, Ricardo Teixeira nunca se interesse em fazer do futebol nordestino uma marca forte, aconteceu o contrário  hoje é muito comum o povo do nordeste torcerem para os clubes do eixo RJ-SP, devido a manipulação que as emissoras fazem transmitindo jogos desses clubes, o que força a maioria a torcer por esses clubes. Se Flamengo e Corinthians hoje possuem torcida nos quatro cantos do país é por causa do excessivo número de jogos transmitidos desses clubes. Voltando a Gestão do Ricardo Teixeira, durantes  esses 23 anos o a seleção brasileira faturou duas copas do mundo, em 1994 nos Estados Unidos e em 2002 na copa realizada na Coréia do Sul e Japão. Sua gestão também ficou marcada por escândalos e boatos, a FIFA possui um dossiê contra Teixeira. O ex-presidente enfrentou duas CPI's no Congresso Nacional que terminaram em ''pizza'' devido a força que a Bancada da Bola que conseguiu contornar a situação e Teixeira conseguiu escapar das CPI's. Porém sua derrocada teve inicio quando o jornalista da Tv inglesa BBC(Corporação Britânica de Radiodifusão), Andrew Jennings revelou um forte esquema de corrupção na FIFA envolvendo  propinas de 100 milhões de dólares desde a epóca em que o sogro dele, o João Havelange, era presidente da FIFA. Enfim a verdade é que o futebol brasileiro ''respira aliviado'' com a saída de Ricardo Teixeira, mas se daqui para frente algo mudará ainda é incerto. Quem assumiu a CBF é uma pessoas com estreitos laços com Teixeira, José Maria Marin, que deve comandar a CBF até 2014. Porém a pressão por novas eleições é muito grande. Algumas Federações ''Rebeldes'' solicitam com a renúncia de Teixeira uma nova eleição. O Presidente da Federação Baiana de Futebol, Ednaldo Rodrigues afirmou que espera daqui pra frente um futebol brasileiro transparente, de paz,  que o presidente Marin dê um novo rumo ao futebol brasileiro e também que os clubes e a arbitragem baiana tenham maior atenção da entidade. 

Vitória treina para passar pelo São Domingos
No Vitória, o foco é a classificação na Copa do Brasil. O rubro-negro recebe  o São Domingos no Barradão e precisa de vencer ou empatar em 1 x 1 ou 2 x 2, se acontecer um 0 x 0 a partida vai para a disputa de pênaltis.O lateral-direito Nino Paraiba e o zagueiro Victor Ramos, poupados pelo departamento médico da viagem a cidade do Pólo Petroquímico, retornaram ao time titular nesta atividade, nos lugares de Romário e Rodrigo, respectivamente. Ambos são presenças garantidas no confronto que pode marcar a classificação do Leão à próxima fase da competição. O goleiro Renan, que entrou no lugar de Douglas, é a terceira alteração e Cerezo persiste em manter o revezamento entre goleiros.  No trabalho da última terça, em um dos campos de treinamentos do CT Manoel Pontes Tanajura, Cerezo deixou claro que deve mesmo manter a mesma formação do triunfo no Baianão na rodada passada. Pedro Ken e Geovanni ficaram o treino inteiro entre os titulares, mostrando a comissão técnica que agradaram.  Marquinhos, que saiu de campo ainda no primeiro tempo no Armando Oliveira, também atuou normalmente na atividade de campo reduzido e formará a dupla de ataque com Neto Baiano. Toninho Cerezo prega respeito ao time do São Domingos e espera  por um jogo difícil. Num mata-mata tudo pode acontecer.


Bahia de Feira tem que ganhar por dois gols 
Hoje, às 20:30h, o Bahia de Feira volta a jogar na Copa do Brasil 2012. Desta vez em casa. O confronto está sendo aguardado como um dos mais importantes deste ano de 2012.  O objetivo do Tremendão é passar para a próxima fase da competição. O jogo será contra o Aquidauanense, no Jóia da Princesa e vale para a segunda fase da Copa do Brasil. Quem vencer vai enfrentar o ganhador de São Paulo e Tiradentes do PA. O primeiro confronto o Bahia de Feira perdeu por 1 a 0, gol marcado de pênalti pelo adversário. No jogo de amanhã, o técnico Lira vai contar com Raylan que ficou de fora do time no ultimo domingo pelo Campeonato Baiano contra o Atlético .No ataque Arnaldo Lira decidiu manter Rômulo ao lado de João Neto. O time fez um mini coletivo no CT Ribeirão em seguida 18 jogadores foram relacionados para partida. Aproveitando as presenças dos dirigentes, os atletas pediram a concentração em um Hotel o que foi aceito de imediato por Tiago e Jodilton Souza.

Justiça intervem no Bahia mais uma vez
O Bahia conseguiu a classificação antecipada na Copa do Brasil, com isso tem a semana toda de treinamentos visando o clássico contra o Vitória no próximo domingo. Preocupação quem vai ter é o Presidente Tricorlor Marcelo Guimarães Filho, a ação impetrada pelo senhor Jorge Maia, que chegou a impedir as eleições do clube em dezembro de 2011, e que continuou correndo na justiça, teve um novo desfecho no dia de hoje. Em despacho/decisão do Juiz de direito Paulo Albiane Alves,  foi decretada a nulidade da eleição ocorrida em 06 de dezembro de 2011 no Esporte Clube Bahia, e declarada a vacância da presidência e dos cargos da diretoria, bem como foi decretada a nulidade das eleições do Conselho Deliberativo e do Conselho Fiscal pela assembléia geral de sócios, sendo declarada pelo mesmo, a vacância dos órgãos.  Assim, tal qual em dezembro de 2011, quando das eleições do clube, foi nomeado como interventor o advogado Dr. Carlos Ratis. A direção do Bahia deve ser comunicada oficialmente durante o dia de hoje (14).  Com isso o Bahia vai enfrentar problemas para gerir o clube já que o atual presidente será afastado e o interventor irá assumir o clube com plenos poderes para fazer o que bem entender no cargo. O torcedor do Bahia começa a se preocupar com a situação já que o futuro do Bahia agora é incerto. Vale ressaltar que esse decreto foi em primeira instância e cabe recurso do clube no sentido de reverter a decisão do Juiz Paulo Albiane. 



Leandro Damião, 3 gols no jogo e é artilheiro da Libertadores
Libertadores
Enfim, o Inter lavou a alma e amenizou a derrota por 3 a 1 para o Santos na última semana, na Vila Belmiro. Com uma atuação irretocável de Leandro Damião, autor de três gols, o Colorado arrasou o The Strongest, da Bolívia, por 5 a 0, na noite de ontem, no Beira-Rio. Foi a maior goleada do clube numa partida da Taça Libertadores, e Damião ainda assumiu a artilharia da competição, com cinco gols, ao lado de Dorlan Pabón, do Atlético Nacional-COL. O atacante é também o maior goleador colorado na competição, com dez (já havia feito um em 2010 e quatro em 2011).
Jogos de hoje
Fluminense x Zamora
Libertad x Vasco
Cruz Azul x Corinthians
Quinta Feira
Juan Aurich x Santos 
Flamengo x Olímpia

Brandão: sai do banco para decidir jogo para os franceses
Liga dos Campeões

Quando recebeu a notícia de que começaria o jogo contra o Inter de Milão no banco de reservas, talvez Brandão não pudesse imaginar que o fim seria tão apoteótico. Com o jogo encaminhado para a prorrogação, o ex-atacante de Cruzeiro e Grêmio entrou aos 42 do segundo tempo e, cinco minutos depois, marcou o gol que levou o Olympique de Marselha às quartas de final da Liga dos Campeões, nesta terça-feira, no Giuseppe Meazza. Os italianos ainda venceram a partida por 2 a 1, mas acabaram eliminados diante de sua torcida por conta do critério de gol fora de casa - na ida, os franceses haviam feito 1 a 0, também nos acréscimos. Os nerazzurri mantinham as esperanças graças ao gol de Diego Milito, aos 30 da etapa final, mas um instante de sorte do centroavante brasileiro, que conseguiu aproveitar com as costas um chutão do goleiro Mandanda e tirou de Julio César, selou a vaga. Pazzini, aos 50, fez de pênalti, mas ouviu o apito final logo em seguida.


Ontem
Bayern de Munique(Classificado) 7 x 0 Basel(SUI)

Hoje
Chelsea(ING) x Napoli(ITA)
Real Madrid x CSKA(RUS)

Tchau Imperador
Adriano deixou o Corinthians, o jogador foi dispensado devido a atos de indisciplina e pouco rendimento dentro de campo seu provável destino será retornar ao Flamengo.

Amistosos
A seleção brasileira acertou amistosos contra Polônia e Japão no mês de outubro.

FIFA mantêm
Apesar de ter renunciado ao cargo de presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), na última segunda-feira (12), Ricardo Teixeira continua como membro do Comitê Executivo da Fifa. 

Retornos importantes

Gabriel, Souza, Fahel, Fabinho e Ávine estão a disposição do Técnico Paulo Roberto Falcão para o clássico contra o Vitória

Goleador fica
Artilheiro do Juazeirense no Campeonato Baiano com sete gols, o atacante Clodoaldo “Matador” recebeu uma proposta do Horizonte-CE. A diretoria do Cancão de Fogo confirma que o jogador foi sondado pelo time cearense, mas garante que ele continua até o fim do certame.

Gestor apresentado
O novo gestor de futebol do Vitória, Raimundo Queiroz foi apresentado oficialmente na última segunda-feira na toca  do leão.

Romário: "Exterminamos o Câncer" - Sobre saída de Ricardo
 Teixeira da CBF
Sem papas na língua
Um dos maiores críticos a gestão de Ricardo Teixeira na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e no Comitê Organizador Local (COL), Romário, atualmente deputado federal (PSB-RJ) celebrou a saída do dirigente após 23 anos, através de sua página do Facebook. “Hoje podemos comemorar. Exterminamos um câncer do futebol brasileiro. Finalmente, Ricardo Teixeira renunciou a presidência da CBF. Espero que o novo presidente, João Maria Marin, o que furtou a medalha do jogador do Corinthians na Copa São Paulo de Juniores, não faça daquele ato uma constante na Confederação. Senão, teremos que exterminar a AIDS também” – comentou. Apesar de comemorar a saída de Teixeira, Romário continua desacreditado sobre os rumos que tomarão a entidade daqui para frente. “Desejo boa sorte ao novo presidente e espero que a partir de hoje (acho muito difícil e quase impossível) a CBF dê uma nova cara para o nosso futebol – continuou”