Curtir esta matéria

Empresas catuenses movimentaram mais de 28,6 milhões de dólares em compras no exterior

Clique na imagem para melhor visualização
As empresas da área de petróleo localizadas na cidade de Catu movimentam milhões de dólares com compras de produtos e equipamentos no exterior. Segundo balanço apresentado pelo Ministério do Desenvolvimento, Industria e Comercio Exterior (MDIC), em 2011, as importações das empresas situadas em Catu ultrapassaram 26,8 milhões de dólares e mais de 2,5 mil toneladas de produtos. A principal importadora ainda é a Petrobras, em 2011 foram 14,1 milhões em compras no exterior. Em seguida aparecem a Schlumberger com compras que alcançaram 8,4 milhões de dólares, a M-I Swaco com 2,6 milhões de dólares e a Herrenknecht com 1,1 milhões de dólares. Aparecem na lista também as empresas BJ Services, Halliburton, Perbras e BCH – todas com compras no exterior inferior a 1 milhão de dólares.

Os Estados Unidos continuam sendo o principal canal de compras no exterior das plantas catuenses, foram US$ 11,9 milhões, quase 45% de todo o valor importado. Em seguida aparecem Cingapura, Argentina, França, Emirados Árabes e Alemanha.

Entre os principais itens de importação estão: elevadores de líquidos, condutores elétricos, bombas centrífugas e ferramentas de perfurações.

Veja abaixo a evolução das importações das empresas localizadas em Catu entre os anos 2000 e 2011 (em dólares US$) - clique na imagem para ampliar:

Por: Magnum Seixas