Curtir esta matéria

Frota em Catu cresce mais de 10% ao ano e ultrapassa 12,8 mil veículos

Por: Magnum Seixas
Em 2005 eram pouco mais de 4 mil veículos. Sete anos depois a frota triplicou e em fevereiro deste ano alcançou 12.809 veículos registrados no município de Catu, segundo informações do Detran-Ba.

Em sete anos frota do município mais que triplicou.
Em média, mais de 1.000 novos veículos passam a circular todos os anos nas ruas catuenses, um aumento de aproximadamente 10% por ano. Entre 2011 e 2012, foram 1.065 veículos registrados. Cerca de 53,5% desta frota é composta por carros e camionetes, 28,4% de motos e o restante distribuídos em outras categorias de veículos.

Nitidamente o município não possui estrutura para suportar a expansão desta frota e o desafio para as políticas de mobilidade urbana estão lançadas. Para que acreditava que o crescimento da frota não passava apenas de números começa a se defrontar cotidianamente com os problemas nas ruas da cidade. A falta de áreas para estacionar, as ruas estreitas, o precário sistema de sinalização contribuem para ampliação dos problemas. Em dias de maiores fluxos se torna uma atividade insuportável trafegar pelo centro da cidade. Encontrar um local para estacionar o carro para poder fazer as compras ou usar algum serviço do comércio se tornou um transtorno.

Por outro lado, a medida que a frota cresce, a arrecadação do município com os impostos e taxas incidentes sobre os veículos também cresce. Metade de todo o IPVA e demais taxas que os proprietários de veículos pagam aos órgãos públicos retornam para a prefeitura. Em 2011, somente com o IPVA, a prefeitura de Catu arrecadou aproximadamente R$ 1,5 milhão de acordo com a Secretaria da Fazenda do Estado. Nos dois primeiros meses de 2013 a arrecadação com o imposto pelo município alcançou R$ 300 mil.

Apesar de não ser obrigatório a vinculação dos recursos oriundos dos impostos sobre veículos arrecadados aos investimento na mobilidade urbana não seria o momento de vincular uma receita mínima aos gastos nesta área?

Veja também:
- Qual o problema de sua rua? Entre em contato e leve o Expresso ao seu bairro. Faça como os moradores do vídeo abaixo: