Crescimento de consumidores e falta de investimento são os motivos para o caos do SAAE, afirma novo diretor
Por: Magnum Seixas
Na tarde desta quarta (09), o novo diretor do SAAE de Catu, José Mauro, falou em um programa local sobre a situação da autarquia e quais as medidas que estão sendo adotadas para reverter o quadro caótico.
![]() |
| População sofre com a falta de água. |
Há mais de um mês que o abastecimento de água em Catu entrou em choque e nos últimos dias tem ganhado contornos dramáticos. Medidas paliativas, como o uso de carros pipas, foram adotadas, mas são insuficientes para dar conta da demanda insatisfeita.
“Realmente a situação do SAAE é crítica”, afirmou José Mauro, ao informar que atualmente a autarquia atende mais de 11 mil consumidores, mas com a capacidade de fornecimento dos serviços bem abaixo deste público. José Mauro que já foi diretor do SAAE em outras administrações em Catu, entre os anos de 1990 e 2000, destacou o crescimento do número de consumidores sem a devida ampliação dos investimentos e fontes de abastecimento.
O diretor alertou que quando saiu do SAAE em 2000 havia cerca de 8 mil clientes e que atualmente com mais de 11 mil a produção de água praticamente não mudou, a estrutura é basicamente a mesma. Com boas expectativas, José Mauro disse que quando chegou em Catu em 1990 a situação era bem pior e conseguiram reverter o quadro com a aplicação de recursos além da autarquia.
As medidas já começaram a ser adotadas. Segundo Mauro um relatório está sendo elaborado e conjuntamente com o prefeito vai até o Governo do Estado para buscar melhorias. A curto prazo as medidas são no sentido de minorar os problemas, especialmente nos bairros mais altos do município onde os problemas são mais graves.
Mauro informou que ainda por estes dias estará em negociação com a Associação de Dois Riachos para poder utilizar o poço da comunidade que possui uma boa capacidade de produção. Caso avance nesta negociação a água do poço de Dois Riachos irá abastecer uma das áreas mais criticas do município que é justamente o bairro Barão de Camaçari. Outro medida adotada de imediato é a implantação de um booster, que serve para aumentar a pressão da água, fazendo com que chegue em locais mais altos, como na Rua Nova, especialmente na localidade do Miocão. Já os carros pipas continuarão atendendo as áreas de maior dificuldade de intervenção técnica da autarquia.
Mauro informou que pegou a autarquia com a situação financeira normal para o perfil do SAAE, onde as contas estão equilibradas com despesas e receitas compatíveis. Os problemas são mesmo de deficit histórico de investimentos.




