Seria Zumbi também um diabólico?*
Há exatamente 317 anos, após lutas e enfrentamentos a repressão e tirania luso-branca-brasileira, era capturado, torturado e morto, o que veio a ser, sem sombras de dúvidas mais do que um herói, mas o maior símbolo do grupo de resistência da história brasileira, o Zumbi dos Palmares. Mostrando que o negro não era ‘gente’, os tiranos tentaram desumanizar Zumbi e como com animais colocaram sua cabeça a prêmio. E assim o fizeram: cortaram sua cabeça, a salgaram e a levaram com o pênis dentro da boca aos tiranos. Ao autor da atrocidade prêmio de 50 mil réis, ao Palmares do Zumbi a História.
Zumbi não renegou a sua história, sua cultura e não se entregou para a manutenção de um sistema, mas fez o contrário e por tudo isso ele é um símbolo, não pela sua morte. Aos 15 anos renegou o Francisco que lhe aprisionaria, para fugir ao quilombo que defenderia como um rei. Quando viram os tiranos que a resistência quilombola mostrou-se intransponível com a energia dos que defendiam a liberdade, ofereceram a ‘paz’ e ‘alforria’ a todos os negros quilombolas. Zumbi negou ser ‘livre’ alforriado, enquanto os demais negros continuassem escravos. Aos 25 anos, o jovem guerreiro e idealista tornou-se líder autêntico. Uma década e meia depois sucumbem o quilombo, mas não o legado dos Palmares.
Hoje, dia da Consciência Negra, dia de Zumbi, dia dos Palmares. Hoje, dia de perseverar na luta, na resistência e no avanço sobre a discriminação e marginalização dos negros num país negro. Hoje é também o dia de repudiar a endemonização dos negros e dos seus ritos, como em nossa terrinha fez-se os negos e companhia. Será que seria Zumbi também um diabólico?*
Por: Magnum Seixas
*A frase "Será que seria Zumbi também um diabólico?" faz referência ao discurso do presidente da Câmara de Vereadores de Catu, o senhor Alex do Hospital, na sessão do dia 1º de novembro, na qual ele disse em seu pronunciamento que determinadas manifestações afro-religiosas eram "coisas diabólicas". Tal fato foi relatado nas Rapidinhas n.16, como trecho em destaque logo abaixo.
Rapidinhas do Expresso - n.16
PRECONCEITO 1 - Inacreditável, mas na sessão do dia 1º de novembro na Câmara de Vereadores de Catu, o seu presidente, o vereador Alex do Hospital, chamou de diabólica as manifestações afro-religiosas. Nada justifica tal atitude extremamente preconceituosa.
PRECONCEITO 2 - Como se não bastasse estar envolvido no esquema do "Escândalo dos Combustíveis", o vereador Nego ainda ironiza a situação e ainda envolve os evangélicos na polêmica ao dizer: "Eu procurei o nobre vereador Márcio Damasceno e ele trouxe um pastor da Igreja Universal e ungiu aqui esta casa, e esta casa está com o corpo fechado".
DIVERSIDADE - É preciso que os nobres vereadores tenham o mínimo de decência e respeitem as diversidades do nosso povo. Os vereadores foram infelizes ao iniciar os ataques preconceituosos contra as manifestações afro-religiosas. Frequento igrejas evangélicas e nem por isso desfiro comentários preconceituosos acerca de outras religiões.
Veja também:
Renegado Afro-DescendenteAcuados em suas próprias ações
Rapidinhas do Expresso - n.16




