Catuense retorna à primeira divisão do Campeonato Baiano
![]() |
| Após 6 anos, o time da Catuense volta a elite do futebol baiano. Foto: Correio da Bahia |
Por: Maiara Lopes
Após certo distanciamento do futebol profissional, a Catuense só precisou administrar a partida de volta, contra o Itabuna, para decretar o retorno à elite do Campeonato Baiano, depois de vencer a partida de ida por 3x0. No estádio Luiz Viana Filho, a equipe de Catu foi derrotada por 1x0.
Apesar de nunca ter vencido o estadual, a Catuense pode ser considerada como um dos clubes mais tradicionais do futebol baiano. Vice-campeão baiano em quatro oportunidades, o time revelou grandes jogadores como Bobô, Luiz Henrique, Zanata e Vandick.
É importante lembrar que na Copa do Brasil de 2004, a equipe também conseguiu uma vitória história sobre o Atlético Mineiro. Placar de 4x2 dentro de casa. Porém, na volta a Catuense foi derrotada por 5x1.
Responsável por gerir o clube fundado pelo avô, o jovem Roberto Pena, de apenas 19 anos, que assumiu o comando da equipe no final do ano passado, admite que a boa campanha não era esperada, uma vez que o planejamento foi feito às pressas. "Eu não acreditava. Mas como a gente foi percebendo pelos treinamentos e amistosos, houve uma melhora e a gente viu que era um time que dava para competir", contou .




