Curtir esta matéria

Aluno do IF Baiano - Catu vai para os Estados Unidos através de programa do Governo Federal

O estudante do 5º semestre, do Curso Superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), ministrado no Campus Catu, Franklin de Jesus Silva, foi aprovado no Programa Ciência sem Fronteiras, na modalidade Graduação Sanduíche, no Exterior (Chamada Nº. 131/2012, para os Estados Unidos). Em entrevista à Assessoria de Comunicação Social do Campus, o aluno mostrou-se muito empolgado com mais essa importante conquista e, cheio de expectativas.

               O Diretor Geral do Campus Catu, 
            Alex Batista Dias (da direita à esquerda), 
            parabeniza o aluno Franklin de Jesus Silva
               pela aprovação no Programa Ciência 
                             sem Fronteiras.

Franklin explicou que tudo começou quando a Professora de Informática, Eneida Alves Rios “disparou” um e-mail, para o grupo de ADS, estimulando os estudantes a inscreverem-se no Programa. O conteúdo da mensagem informava, dentre outras coisas, que o Instituto daria o suporte necessário, para que os mesmos tivessem a oportunidade de participar.

A partir daí, os alunos do IF Baiano foram submetidos a uma seleção interna, na qual responderam a um questionário, cujo o propósito foi identificar aqueles candidatos que reuniam todas as condições necessárias, para inscreverem-se no Programa e, que receberiam um auxílio financeiro do IF Baiano, através do custeio do exame de proficiência em língua estrangeira, equivalente a duzentos dólares por pessoa.

Após essa pré-seleção, a PRODIN, contactou os estudantes contemplados, para informar quais seriam as próximas etapas a serem cumpridas. Franklin esboça um sorriso na face ao dizer: “Ana, nós só nos inscrevemos para participar da pré-seleção no último dia, por julgar que não seríamos contemplados! Por isso, eu gostaria de ressaltar que, por mais que você ache que isso nunca vai acontecer com você, pode ter a certeza que na hora mais inesperada você será aprovado!”

Foram aprovados nessa pré-seleção os alunos, Marllon dos Santos Costa, Jefferson Santos de Miranda, Eric Fabrício Lima Medeiros e Franklin de Jesus Silva, todos três do Campus Catu, além de estudantes de outros campi. Entretanto, por motivos pessoais, o estudante Eric não pode cumprir as etapas seguintes do processo seletivo.

Franklin relata que os alunos foram orientados, a efetuar as suas inscrições no Ciência sem Fronteiras, para uma Chamada Específica, voltada para cursos tecnológicos dos IFEs e engenharias. Desde então, o acompanhamento da homologação das inscrições foi feito pela PRODIN, a qual conseguiu também, a isenção do pagamento da taxa para o exame de proficiência, realizado em 23 de fevereiro deste ano.

Quando questionado sobre a importância de seus professores para que ele obtivesse êxito nessa seleção, Franklin foi enfático: “Olha Ana, em meados de janeiro e início de fevereiro deste ano, os professores, Simone Maria Rocha de Oliveira e Victor Ernesto Silveira Silva, ambos professores de língua inglesa, aqui do Campus Catu, se dispuseram à orientar-nos, no que fosse necessário, incluindo aí, aulas de conversação em língua inglesa e disponibilização de material didático específico, para o exame.” “

“Outro fato importante e, que contribuiu significativamente para esta nova conquista, foi ter recebido o prêmio de Iniciação Científica e ter participado ativamente de diversos projetos do Programa de Iniciação Científica do Campus. Não poderia deixar de mencionar o nome de outro Professor, que também nos deu a sua contribuição, Cayo Pabllo Santana de Jesus (Coordenador do Curso de ADS), quanto a questões de natureza acadêmica, para garantir que tudo transcorresse dentro do esperado.”

E complementa: “ logo após realizar meu exame de proficiência, tive inúmeros problemas com relação a prazos, que foram resolvidos com uma retificação feita pelo próprio site quanto a estes. Após este fato, fiquei aguardando o resultado parcial do programa (que, em 100% dos casos, funciona como final), que saiu na última sexta-feira, confirmando o meu nome como recomendado pela CAPES. Estou aguardando agora o contato da universidade americana que pode ser do Arizona, Virgínia, São Francisco ou Miami. Após este passo será necessário realizar muitos outros, como ‘tirar’ visto, passaporte, tomar várias vacinas etc. Tenho todo o mês de julho para escolher um melhor dia e viajar.” – conclui.

A Diretora de Desenvolvimento Educacional, Yone Carneiro de Santana Gonçalves fez questão de falar acerca de suas impressões sobre o aluno Franklin: “é um orgulho para nós, servidores do Campus, ter um estudante aprovado em um programa bem referenciado como o Ciência sem Fronteiras, pela sua importância e dimensão, pois é uma prova total de desempenho individual do aluno, como do trabalho dos professores que o orientaram em seu desenvolvimento e incentivaram, para a busca desta conquista!”

Para a Professora Yone e o Diretor Geral do Campus Catu, Alex Batista Dias, a aprovação de estudantes doCampus em programas desta magnitude, assim como a premiação de cunho científico, tais como a Febrace, a FEMMIC e a SBPC, são sinalizadores de que o investimento no trabalho que vem sendo realizado, no desenvolvimento científico, já está trazendo seus primeiros frutos, assim como reafirmam, que é este caminho que deve continuar a ser  trilhado.

Para nós do IF Baiano – Campus Catu, fica a grata satisfação em ter podido contribuir, de alguma forma, para que hoje esse sonho fosse uma realidade! Parabéns, Franklin e sucesso na sua caminhada!

Fonte:Ascom / IF Baiano – Campus Catu