Curtir esta matéria

Unidade básica do SAMU há mais de 7 meses no pátio do hospital municipal e sem funcionamento

Como já é de conhecimento da população e diversas vezes aqui noticiado a Prefeitura de Catu dispensou a Unidade de Suporte Avançado do SAMU, que agora esta sendo destinada a outro município(não informado ainda), conforme informação obtida junto ao Colegiado de Gestão Microrregional(CGMR) de Alagoinhas.
Contudo a Unidade de suporte Básico do SAMU, que ficará no município, está há mais de 7 meses parada no pátio do Hospital Municipal, conforme demonstra imagem abaixo:
FOTO ENVIADA POR LEITOR
Qual a diferença entre a Unidade Básica (hoje no município) e a Unidade de Suporte Avançado(recusada pelo município)?:
A ambulância do SAMU que esta no município, e que ainda esta inativa, é a chamada unidade básica. É básica por esta preparada para atendimentos simples, como outra ambulância qualquer. Já a Unidade de Suporte Avançado (USA), é a que prefeitura de Catu se recusou a receber. A USA é a principal unidade do SAMU, que comporta uma equipe que envolve médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e motorista, além de equipamentos como desfribilador, balão de oxigênio, ambu e medicamentos de emergências (como para paradas cardiorrespiratórias). Isto é, a USA é uma preparada para manter a vítima viva até que receba tratamento especializado em um hospital de referência, a exemplo de um Hospital Geral. Este serviço essencial para salvar vidas, foi descartado pela prefeitura por custar por mês o equivalente a R$ 11 mil reais. O custo mensal da USA é de R$ 55 mil, sendo que 50% são arcados pelo Ministério da Saúde e 30% pelo governo do estado. Veja abaixo uma unidade de suporte avançado:

Veja também:
Por: Magnum Seixas
Siga-nos:
Imprimir