Curtir esta matéria

ABRIL: Catu voltou a fechar postos de trabalhos. Já amarga a 3ª pior situação do Estado, segundo Ministério do Trabalho


Segundo informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) divulgadas ontem pela tarde pelo Ministério do Trabalho e Emprego(MTE), o município de Catu voltou a fechar postos de trabalho no mês de abril, amargando a 3ª pior situação do estado da Bahia entre os municípios com população superior a 30 mil habitantes. Enquanto o país e o estado comemoram recordes de emprego, com 261 postos de trabalhos eliminados nos quatro primeiros meses do ano, Catu só esta em situação menos delicada que Itapetinga (-1.155) e Porto Seguro (-705).
Somente em abril o saldo para o município foi negativo em 48 postos de trabalhos. Foram contratados 148 trabalhadores e demitidos 196. O comércio, que vinha sendo o setor que suavizava os resultados negativos no ano passado, apresentou o pior resultado com saldo negativo de 26 postos de trabalhos. Em seguida apareceu o setor de Serviços com fechamento de 22 postos de trabalho em abril. A agropecuária registrou também saldo negativo de 11 empregos. No sentido inverso, coube a construção civil o saldo positivo com 12 novos postos de trabalho em abril e no ano já registra 62 novos empregos, revertendo a tendência de queda apresentada nos três primeiros trimestres de 2010.
No acumulado dos últimos 12 meses (maio-2010 / abril-2011) foram extintos mais de 388 postos de trabalhos no município. Neste período o município só se colocou em melhor situação que Itapetinga (-738) e Xique-Xique(-828). Neste período, o setor de serviços, principal segmento da economia local, respondeu por mais de 66% da extinção de empregos. A agropecuária com 101 postos fechados e a industria extrativa mineral com -47 seguem a lista dos setores em declínio no emprego. Com saldo nulo( demissões iguais a contratações) nos últimos doze meses o comércio serve como termômetro da atual situação econômica do município. Isto porque como o comércio é fortemente influenciado pela evolução nas rendas, sobretudo da renda do trabalho, um aumento no nível de emprego do setor( que ocorre por crescimento da demanda pelos produtos ofertados) representam um aquecimento economico e no sentido inverso queda no nível de emprego pode significar um declínio econômico. O saldo nulo do comércio neste momento representa o que há muito tempo vem exaustivamente destacado: o município de Catu esta estagnado economicamente!

Por: Magnum Seixas