Curtir esta matéria

ESPAÇO DO LEITOR: IFBaiano-Catu mantém greve em busca de melhorias na estrutura educacional



 Na mente de alguns gatos pingados que andam nos corredores do IF Baiano ainda soa um zumbido de esperança. Estes alunos bisbilhotam, perguntam e até invadem reuniões sem serem chamados. Todos com o mesmo objetivo: saber em que pé anda a greve.

A greve deflagrada no dia 3 de Agosto no IF baiano cobra do governo federal reposição salarial além de 10% do PIB para a educação e obteve apoio de 70% da rede federal de educação profissional e tecnológica. 

Infelizmente, as aulas ainda não voltarão por enquanto. Na última segunda (12), a assembléia dos docentes deliberou que o campus Catu continuará na greve, argumentando que só com os 10% se impedirá o sucateamento da educação e que muitos servidores da rede federal não tem condições adequadas de trabalho, faltam materiais.

O que ascende de peculiar nesta greve é a defesa dos 10% do PIB, em substituição aos 2,5% atuais, mobilização causada devido a constante pressão do governo federal sobre os institutos federais para estes ampliarem o número de cursos e de alunos sem, contudo  aumentar os investimentos necessários.

Devemos, portanto, lutar juntos com os professores a fim de conseguirmos manter a qualidade da educação e os recursos que ainda detemos. 

Por: Matheus Carvalho

Vídeo sugerido por um leitor: "É colegas, a situação tá preta! Confiram a entrevista com o Ministério do Planejamento onde o secretário revelou que vai tirar recursos da educação para atender o reajuste do judiciário" (Leitor Anônimo)

Imprimir