Curtir esta matéria

Prefeitura de Catu se isenta de responsabilidade na segurança pública

De acordo com o Assessor de Comunicação da Prefeitura de Catu, em contato com o Expresso Catuense através do seu e-mail pessoal e, segundo o mesmo, falando em nome do Executivo, a Prefeitura nada tem a ver com a segurança pública do município, transferindo toda a responsabilidade da onda de violência que tomou conta da nossa cidade ao governo Estadual. Tal contato foi motivado pela matéria "Internautas de um importante site baiano detonam a Prefeitura de Catu por conta da onda de violência", em que foram reproduzidos alguns comentários, devidamente identificados em sua fonte de origem, do site do Bocão.


De fato a segurança pública é de responsabilidade da esfera estadual. Porém, esquece-se que segurança pública não se resume ao policiamento, mas até mesmo a ações educativas para o combate das drogas, criação de guarda municipal, cobrança junto ao Estado, criação de área de lazer para a juventude, promoção de cidadania e de cultura, entre outras práticas possíveis ao governo municipal.

Segundo o e-mail, o Departamento jurídico da Prefeitura tomará medidas contra os comentários gerados no site Bocão News, na matéria "Troca de tiros deixa um morto e outro baleado em Catu" e contra todos os diversos sites que reproduziram a matéria. Porém, é bom ressaltar que a matéria citada não foi proibida pela justiça  de ser reproduzida; logo, mais uma vez tentam usar da justiça para calar as opiniões contrárias. Portanto, caro leitor, se você fez algum comentário na matéria mencionada podem ter a sorte de algum dia receber uma intimação.

Confiram a íntegra do e-mail enviado pelo e-mail pessoal do assessor de comunicação, em dezembro. O conteúdo não foi editado; os erros ortográficos foram mantidos. Confiram:

"Sobre o episódio ocorrido no último dia 25 do corrente mês que resultou, lamentavelmente, na morte de um cidadão catuense durante uma festa particular realizada em um clube da cidade, a Prefeitura Municipal de Catu tem a esclarecer o seguinte:
1.      Não é de responsabilidade do Município a gestão da segurança pública. A autoridade municipal tem cumprido o dever de informar sobre a necessidade de ampliar o contingente policial na cidade que sofre com o crescimento dos índices de violência, assim como outros municípios da Bahia;
2.      A Prefeitura tem ajudado a Secretária de Segurança Pública com o fornecimento de apoio logístico: Instalações físicas, alimentação, reparos em viaturas. Mesmo não sendo da alçada de competência do município, cujos recursos poderiam ser investidos outras áreas de competência da prefeitura;
3.       Como se pode alegar que há descaso da Prefeitura Municipal se a responsabilidade pela manutenção da Segurança Público é do GOVERTNO DO ESTADO, Através da SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA?
4.      Seria louvável que os veículos de comunicação informassem à população que esta responsabilidade é do Governo do Estado da Bahia. Já esta na hora de cada cidadão ter informação a cerca do papel de cada representação pública: Saber que o papel do Executivo Municipal não inclui a promoção da segurança pública e sua manutenção;
5.      Concluindo, tanto a Prefeita Gilcina Carvalho, quanto os vereadores de Catu tem buscado informar o Governador Jaques Wagner e a Secretária de Segurança Pública sobre as condições da segurança em nosso município e aguardamos resposta aos pleitos que foram apresentados neste sentido.
6.     A Prefeitura Municipal de Catu autorizou o Departamento Jurídico a realizar estudos visando evitar que eventos deste tipo aconteçam sem que medidas de segurança especiais sejam tomadas e ainda sobre a realização deste tipo de evento tão próximo ao Hospital Municipal de Catu, fato que traz imensos transtornar aos pacientes ali hospitalizados.
Sobre as postagens e comentários publicados e republicados, o Departamento Jurídico da Prefeitura Municipal de Catu analisará e tomará as medidas que se façam necessárias".

Lamentamos todos os episódios de violência e a insegurança quem tem tirado o sono dos catuenses e também o descaso do governo municipal com a segurança do nosso povo, como confirmado através deste e-mail. Como diz o povo: tiraram o corpo da reta.

Por: Romisson Silva