Curtir esta matéria

Alagoinhas - No passado terra da Laranja... Hoje, terra do Eucalipto


No último dia (18/07) em conjunto com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Radiovaldo participou da Marcha pela Sustentabilidade da Agricultura Familiar e Contra a Expansão Desordenada do Eucalipto . Os manifestantes percorreram as ruas do centro da cidade com o objetivo de alertar a sociedade para os graves problemas  sócio- ambientais trazidos pelo avanço desordenado das florestas de eucalipto em nossa cidade.

Declínio da agricultura familiar, êxodo rural, assoreamento e secamento de rios e nascentes, desaparecimento da fauna e flora, doenças respiratórias por causa da pulverização dos herbicidas, destruição de lavouras e violência social, são alguns dos problemas diretamente relacionados com o avanço do plantio do eucalipto.

A manifestação culminou na prefeitura e foi solicitada ao chefe do poder executivo uma ação enérgica, no sentido de garantir o respeito à Lei Orgânica Municipal que estabelece em seus artigos 156 e 244, que 10% é o percentual máximo para ocupação do nosso território com plantio de monoculturas, limite ultrapassado pelas empresas de reflorestamento em flagrante desrespeito a nossa legislação. Também foi solicitado que a prefeitura em conjunto com órgãos ambientais realize um estudo dos impactos sócio ambientais do plantio do eucalipto e zoneamento ambiental do município.

Vale registrar que apesar de ter assumido compromisso junto aos agricultores o prefeito não realizou nenhuma ação efetiva para enfrentar os problemas apresentados.

Com informações do Boletim Informativo do Vereador Radiovaldo Costa
Imprimir