Curtir esta matéria

CURIOSIDADE: Para que serve a Barragem do Rio Catu e a Torre branca com listras vermelhas do Bom Viver?



Barragem do Rio Catu, proxima a Santa Rita.
 Em janeiro de 1966, foi inaugurada a represa e a adutora de Catu, com capacidade de bombeamento de 32.400 metros cúbicos de água por dia e 26.000 metros cúbicos diários de adução. Suas águas são utilizadas pela Petrobras para resfriamento de equipamentos da Refinaria Landulfo Alves, em São Francisco do Conde distante em 50 km de Catu

            A Estação de Tratamento de Água (ETA) da RLAM, U-52, trata hoje cerca de 1.000 metros cúbicos por hora, de água bruta oriunda da Adutora de Catu (U-54) e Pedra do Cavalo. Ocasionalmente utiliza-se a água proveniente da Represa São Paulo (U-55) ou Coréia, em caso de problemas com a Adutora de Catu.
Ao fundo, o reservatório(branco com listras vermelhas), no Bom Viver
          Uma “torre branca com listras vermelhas”, localizada no bairro Bom Viver, próxima a Fundação José Carvalho, faz parte do sistema de escoamento de águas do Rio Catu para a RLAM. Na verdade trata-se de um reservatório que escoa as águas até a RLAM por meio das forças da gravidade.

           A “barragem”, como ficou conhecida, serve também para controlar a vazão do Rio Catu. Possui duas comportas para tal finalidade. O controle da vazão do rio, após a barragem, é fundamental, sobretudo nos períodos de maior índice de chuvas, quando ocorre os riscos de alagamentos das áreas adjacentes ao rio, atualmente ocupada de maneira irregular.

Por: Magnum Seixas
Imprimir