Curtir esta matéria

Em 2010 mataram-se mais pessoas que 2008 e 2009 juntos, em Catu

Esta semana a Secretária de Segurança Pública do Estado(SSP-Ba) divulgou os registros policiais do ano de 2010 dos municípios do interior. Os dados para o município de Catu são preocupantes, os homicídios cresceram 133% quando comparado a 2009. O número de homicidios em 2010 foi superior a todo o ano de 2009 e 2008 juntos. Observou-se tambem o crescimento das tentativas de homicídio com crescimento de 42%. Já os estupros cresceram significativamente, em 2009 tinha se registrado 1, em 2010 passaram a 5.Veja as estatísticas abaixo(clique na imagem para melhor viasualizar):

No sentido da redução dos registros se verifica a queda de roubos a ônibus urbanos, assim como de furtos e roubos de veículos, embora os dois últimos continuem elevados. Já nas operações policiais se verifica a redução de apreensão de usuários de drogas, de pessoas autuadas em flagrante e das apreensões de arma de fogo, o que indica uma redução das operações policiais, visto que como os dados da criminalidade apontam crescimento. Desta forma esperava-se o crescimento dos registros em operações policiais. Nas operações ressalta-se o crescimento do número de veículos recuperados.

Como os dados apontam a situação da segurança pública no município é preocupante. Embora as informações não consigam apontar ao que se relacionam o aumento da violência, sobretudo dos homicídios e tentativas de homicídios, tudo indica que estejam relacionados ao tráfico de drogas. Os números poderiam ser ainda mais preocupantes quanto as mortes devido a questão da violência se fosse registradas as mortes em operações policiais. Por outro lado, os próprios dados são questionados por diversas instituições, que afirmam não estarem sendo registrados todos os acontecimentos. Como exemplo, dentro do próprio município de Catu, tem os registros de 2010 do mês de agosto e setembro. Somente em um único caso, no mês de setembro houve a tentativa de 5 homicídios no distrito de Sítio Novo, e nos registros policiais aparece apenas 1 tentativa de homicídio naquele mês. Em agosto houve em uma unica semana a morte de 4 pessoas por arma (fogo e instrumento cortante-faca), mas não se tem nada registrado no mês de agosto em relação aos homicídios. Estima-se que os números sejam bem superiores ao divulgado nos registros policiais.


Por: Magnum Seixas

Siga-nos: